segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Malefícios da alimentação vegetariana

 
Salada de Abobrinha frita com Quinua

  A Doutrina Espírita é rica em ensinamentos, os milhares de livros que a compõem se traduzem nos mais belos e ricos projetos de educação para o Bem, temos porém muitas dificuldades de compreensão quanto as suas palavras, nossa realidade e nossas vontades.

Dentro da Filosofia costumamos dizer que a Vontade é quem nos comanda.Podemos raciocinar, podemos nos instruir, mas se não tivermos o desejo de mudar as coisas continuam como estão e usaremos nosso intelecto para nos perpetuarmos como o musgo na rocha.

Toda vez que falamos sobre Alimentação vemos o musgo crescer e o intelecto se esvair com seus conhecimentos.E recebemos, através do Fale Conosco, um questionamento, um alerta sobre a alimentação. O amigo que nos escreveu dizia ter lido sobre os malefícios da alimentação vegetariana , alegando que ainda não estávamos no tempo da mudança e que, cada organismo necessitava do alimento conforme sua formação, no que concordamos e explicaremos o porque.

Encontramos várias justificativas dentro dos mais variados livros espíritas com relação a alimentação carnívora, porém, vamos excluir o jogo de palavras que é utilizado nas Obras e por seus autores para que possamos pensar de forma mais clara.

Somos o que comemos, isso é verdade. Os animais selvagens devoram suas presas, muitas vezes ainda vivas. Eles caçam para sobreviver, podemos notar que sua evolução espiritual é extremamente Instintiva. Eles são selvagens ainda devido ao forte instinto que os mantém vivos.

E nós, que galgamos alguns poucos degraus acima deles dentro do campo evolutivo? Temos também que permanecer dormentes no estado instintivo ou temos que procurar em nosso intelecto novas formas de sobreviver?

Procurando novas formas de sobreviver e de se harmonizar com o Planeta em que vivemos, foi possível aos seres humanos a mudança para o vegetarianismo. E qual malefícios pode trazer uma alimentação vegetariana? Fisicamente, psicologicamente, socialmente?

Depende muito do motivo da mudança e do  interesse que cada pessoa vai nutrir por ela. Alguns viram vegetarianos para emagrecer, cortam tudo o que acreditam que possa lhes fazer engordar, escolhem o que gostam de comer e não o que necessitam para manter o organismo saudável, estes com certeza ficarão doentes e acusarão, como muitos fazem, o vegetarianismo por seus problemas.

Outros irão optar pelo vegetarianismo momentaneamente, ao assistirem um filme ou documentário sobre o abate de animais. Outros porque precisam trabalhar dois ou três dias na Casa Espírita e lá eles pedem para que nos dias do trabalho não se coma carne. Por seu desinteresse no assunto, irão alegar cedo ou tarde que a comida vegetariana é ruim por não  possuir muitas opções.

Conhecemos amigos que , ao virarem vegetarianos reclamavam que os braços doíam onde nunca antes haviam doído, Que depois de sarar dos braços, eram as pernas que estavam doendo em locais diferentes.Para eles, tudo culpa da mudança alimentar.

Se para alguns espíritas tudo de errado que lhe ocorre é culpa do obsessor, para este amigo, espírita e em início de reeducação alimentar, tudo era culpa do vegetarianismo, nunca culpa do tempo que passava em pé ou carregando objetos pesados, nunca era culpa do sedentarismo,muito menos da idade, mas sim do vegetarianismo.

Porém, a maioria das pessoas que optam pelo vegetarianismo por ética, estes procuram compreender que esta, além de uma mudança moral, é uma mudança de um hábito há muito enraizado em nós, o hábito alimentar, sempre muito difícil de ser domado.

A busca por sites especializados, por receitas de como harmonizar os alimentos, livros, nutricionistas, eventos, tudo auxilia na mudança desde que desejemos mudar.

Que malefícios então pode trazer a alimentação vegetariana se bem conduzida?

Nenhum, se tivermos vontade de mudar.

Temos o Cardápio Vegetariano que nos foi solicitado enquanto fazíamos parte do GFFA, pois muitas eram as dúvidas sobre como e o que comer. Com ele fizemos uma planilha sobre os alimentos e suas vitaminas, sua harmonização, demos dicas de como cozinhar, trouxemos Receitas.Quando reclamaram que a soja era ruim, ensinamos como fazer. Então disseram que a Alimentação Vegetariana  era mais Cara e demonstramos que não era verdade. Criamos novos hábitos, porém nada disso permanece vivo se não houver interesse, se não houver vontade em mudar, e é o desinteresse e a falta de vontade a causa dos malefícios humanos.Estamos acostumados a erguer muros e não a construir pontes.

Não podemos alegar que há qualquer malefício na alimentação vegetariana quando nos lembramos de onde provém a carne; das milhares de vidas que são roubadas todos os anos, do atraso na evolução que trazemos a estes irmãos que nada nos pedem a não ser o direito a vida. Se o amor que nutrimos por estes irmãos e por suas vidas traz malefícios talvez estejamos no caminho errado, mas é melhor permanecer no caminho errado do que compactuar e tentar se justificar a todo momento pelo morticínio que é cometido diariamente.

Aristóteles disse que  aquilo que depende de nós para ser feito, igualmente depende de nós para não ser feito, a escolha é nossa tal como a semeadura é livre, mas não nos esqueçamos que a colheita, esta é obrigatória.






Simone Nardi




Artigos de referência dentro do Blog Irmãos Animais - 
Consciência Humana







Gostou deste artigo?
Mande um recado pelo
FALE CONOSCO 
Nos Ajude a divulgar 
Twitter 
Facebook 
Enviar por email




©Copyright Blog Irmãos Animais-Consciência Humana - Simone Nardi -2013 
 Todos os direitos reservados 
RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS - CÓPIA E REPRODUÇÃO  LIBERADAS DESDE QUE CITADA A FONTE - 2013


Um comentário:

Comente; Sugira; Critique; Trabalhamos a cada dia para melhorar o Blog Irmãos Animais - Consciência Humana